visitantes

quinta-feira, 18 de março de 2010

O EXCESSIVO CONHECIMENTO ALHEIO

A curiosidade constitui-se como um fator de considerável importância no que concerne ao desenvolvimento, vivencia terrestre, informação e etc. Sendo esta curiosidade um ponto referencial de partida para inúmeras descobertas e aperfeiçoamento em diversos campos da vida, sejam eles, tecnológicos, profissionais, familiares, comunitários e individuais.
Centrando-se o eixo da discussão no aspecto individual do ser, ressaltamos o interesse pelo qual somos, próprio de essência ou não, demasiadamente interessados na existência do outro; seu fazer, querer, pensar, vestir, comer, e por ai vai. Afetando-nos muitas vezes com a glória alheia, pois não conseguimos tal, por estarmos desfocados de nossa existência, em conseqüência da terrível curiosidade.
Talvez busquemos no outro o que pensemos nunca sermos capazes de ser, ter ou fazer. Mesclando-se então à curiosidade o mesquinho sentimento de inveja. Com isso atamos nossos próprios “pés e mão” e nos impossibilitamos de esboçar qualquer reação no sentido contrário a essa dominação frívola.
Torna-se mais viável, porém difícil ao homem, a redimensionalização do seu “eu” para seu “eu”, pois a inversão de sua “energia” a favor de si próprio o beneficiará de tal modo que sentir-se-á tão glorioso quanto o outro.

Pedro Castro
12 de junho de 2009

2 comentários:

  1. Concordo, sábias palavras aliás. Eu sempre disse pra minha mãe: "Como tenho inveja de Luiz Gonzaga". E justamente por isso comecei a aprender a tocar sanfona... Hoje eu sei que o que sentia não era inveja e sim admiração.
    Quanto ao interesse no que é alheio, considero uma perda de tempo precioso o qual poderia ser investindo em alguma coisa útil.

    Parabéns pelo blog, é muito interessante. Irei te seguir... Peço que não siga o meu: "Você poderia se tornar um suspeito da polícia se o fizesse" krararakakaka.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Sei que este não é o lugar mais adequado para passar links mas estou te passando links de textos que considero interessantes já que achar coisas boas no meu blog é muito difícil, cara aquilo tá uma bagunça, eu deveria ter vergonha de dizer que tenho um blog.
    um abraço e boa sorte...

    O HOMEM DE GELO
    http://www.recantodasletras.com.br/contosinsolitos/2023726

    RECANTO DAS LETRAS
    http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/2494099

    REUNIÃO DE TRISTEZAS
    http://reuniaodetristeza.blogspot.com/2009_05_01_archive.html

    ResponderExcluir